Publicidade Local

Cia Luna Lunera traz para Barbacena espetáculo sobre resistência e esperança

A Cia. Luna Lunera chega a Barbacena com o espetáculo “E Ainda Assim se Levantar”, que será apresentado nos dias 15 e 16 de maio, às 20h, na Estação Ponto de Partida. A peça, considerada um dos marcos criativos do grupo, propõe um mergulho nas fragilidades humanas e nos mecanismos que encontramos para seguir em frente, mesmo diante do esgotamento físico, emocional e político.

Dirigido por Isabela Paes e com dramaturgia assinada por Marcos Coletta em parceria com o grupo, o espetáculo se destaca pela musicalidade incorporada à cena: os próprios atores cantam e tocam instrumentos, criando uma atmosfera que resgata memórias coletivas e convida à ação, numa abordagem inspirada em Bertolt Brecht. A montagem quebra com a estrutura tradicional de narrativa e se apoia principalmente na expressividade dos corpos para contar sua história.

No palco, três personagens – uma mulher, um homem jovem e um homem maduro – revelam, através de suas trajetórias pessoais, temas como exaustão, resistência, identidade e memória. As experiências individuais se entrelaçam com a história recente do país, reforçando a urgência de não esquecer e de persistir.

A agem por Barbacena integra a sétima edição da “Expedição Lunar”, projeto da companhia que percorre cidades mineiras com espetáculos, oficinas e debates, desde 2006. Além da peça, o grupo oferece gratuitamente as oficinas “Atuação Criadora” (15 e 16 de maio, de 9h às 13h) e “Produção Cultural” (16 de maio, de 14h às 18h), também na Estação Ponto de Partida. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram @cia.lunalunera.oficial.

Esta é a primeira vez que “E Ainda Assim se Levantar” é apresentado em Barbacena, embora a companhia já tenha ado pela cidade em 2016 com o premiado espetáculo “Aqueles Dois”. Para Cláudio Dias, ator e cofundador da Luna Lunera, o reencontro com o público local é uma oportunidade de retomar o diálogo com temas que mobilizam e emocionam. 

Os ingressos para o espetáculo custam R$20 (inteira) e estão à venda no site www.sympla.com.br](http://www.sympla.com.br. O projeto tem patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Destaques do dia