Nesta quarta-feira (30), acontece a reunião do Clube de Leitura promovido pela Academia Barbacenense de Letras (ABL). A Poeta Marisa Timpone, da Academia Juiz-forana de Letras (AJL), é a convidada especial. A conversa é sobre o livro de poesias “Essência de Madressilva”, escrito por Marisa.
Aberto ao público, o encontro será às 19h30, no Cafezin, que fica na rua Rubens Metello n° 46, bairro Ibiapaba (descendo a Avenida Pereira Teixeira, à direita, antes de chegar na Avenida Sanitária).
SINOPSE DO LIVRO:
Essência de madressilva é um livro bonito demais! Neste livro Marisa Timponi tece poemas absolutamente contemporâneos. E estes se referem as seis pétalas da flor escolhida que, como disse a autora, floresceram em isolamento social através dos versos contidos em ESPARSOS E SAGAS que contemplam empatia, compreensão, paciência, compromisso, respeito, humor/leveza. A autora ainda acrescentou as interessantes MAROINAS dialogando com os poemas de Mário de Andrade e TRANSVENTURAS DO POETA, uma homenagem a Oswald de Andrade! Bonito demais!
(Maria Helena Sleutjes)
MINIBIO DA AUTORA:
Marisa Timponi Pereira Rodrigues é de São Geraldo, cidade da Zona da Mata mineira, do sopé da serra, cidadã honorária de Juiz de Fora. Formada em Letras (UFJF), com Especialização (UFRJ) e Mestrado em Literatura Brasileira (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos com cursos de Civilização Antiga UFMG, parte na Grécia. Atuou como professora de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa na UFJF, nos cursos de Letras e Comunicação. É poeta, escritora, pesquisadora da História Literária de Juiz de Fora, com livros publicados em coautoria com Leila Barbosa, tais como Ismael Nery & Murilo Mendes: reflexos (indicado ao Jabuti 2010), Um olhar poético sobre Juiz de Fora (2013), entre vários outros. Alguns livros solos são: O processo da invenção na busca da liberdade: uma leitura crítica da poética de Murilo Mendes (2017), os infantis O menino que pulava (2019) e A menina rara (2023), além de várias coletâneas. É uma das fundadoras do CEMM, hoje MAMM, membro da Academia Juiz-forana de Letras e Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora (Leiajf), da Sociedade Brasileira dos poetas Aldravianistas entre outros.