O filme “Pulsão de Vida”, da cineasta lafaietense Ana Cândida, será exibido no festival Elas nas Telas, que acontecerá entre os dias 8 a 14 de março em Belém, no Pará. O filme foi gravado e produzido em Conselheiro Lafaiete e conta a história real de uma bailarina diagnosticada com Lúpus Eritematoso Sistêmico (SES).
A bailarina Bárbara foi diagnosticada com a condição ainda na infância. Apesar de ar por tratamentos intensos e por sessões de hemodiálise, não deixou de lado sua grande paixão: a dança. Mais que uma forma de arte, para ela a dança se transformou em uma verdadeira “pulsão de vida”.
Na infância, ela estudou na Academia Movimentos. Mais tarde, cursou Ballet Clássico na Royal Academy of Dance (CEFEC) e Ballet clássico avançado e ponta com Raquel Laranjo. Foi bailarina destaque da escola de dança o da Arte, em 2010, e participou de diversos festivais e competições em Minas Gerais.
O filme combina depoimentos e imagens de arquivo com uma linguagem poética. Além de contar a história da bailarina, o filme reflete a importância da doação de órgãos no Brasil. A história de Bárbara demonstra como a arte tem o poder de reafirmar a vida.
A ideia do filme surgiu em 2023, como Trabalho de Conclusão de Curso em Cinema e Audiovisual de Ana Cândida. No ano seguinte, o projeto foi aprovado pelo edital da Lei Paulo Gustavo de Conselheiro Lafaiete, que garantiu os recursos para a filmagem e produção.
Ana Cândida tem 23 anos e é formada em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário – UNA. Já realizou outros trabalhos e já participou de eventos de cinema. No festival Elas nas Telas, em Belém, vai participar dentro da categoria Diretoras Iniciantes, concorrendo ao prêmio Revelação.
O Festival Elas nas Telas celebra o talento das mulheres no cinema. Vai exibir filmes de curta, média e longa-metragens nas categorias Ficção, Documentário e Animação. A abertura será com o filme “Pasárgada”, de Dira Paes, homenageada do evento.