Dia 26 de março, quarta-feira, às 19h30 a pipoca e o guaraná estão garantidos no 1º Encontro do Cineclube Fundação Porphyria e Academia Barbacenense de Letras. E o filme exibido será “Orfeu no Carnaval”, de 1959. A entrada é franca, mas é preciso fazer parte do Cineclube, participando do grupo de whatsapp.
https://chat.whatsapp.com/DRS2LgpUY7QH0FhYjFgui4
SINOPSE DO FILME:
Orfeu Negro ou Orfeu do Carnaval (na França, Orphée Noir; na Itália, Orfeo Negro) é um filme ítalo-franco-brasileiro de 1959, dirigido por Marcel Camus e com roteiro adaptado por Camus e Jacques Viot a partir da peça teatral Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes.
A trilha sonora é de Tom Jobim e Luís Bonfá. Vinícius e Antônio Maria também tiveram músicas incluídas, mas, assim como Agostinho dos Santos, que interpretou a música-tema de Orfeu, “Manhã de Carnaval”, não receberam os créditos. O filme teve outra versã em 1999, sob o nome Orfeu, dirigida por Cacá Diegues.
O filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960, representando a França. Trata-se da primeira produção de língua portuguesa a conquistar a estatueta do Oscar e, até este ano, era a única na categoria de melhor filme estrangeiro. “Ainda Estou Aqui” venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2025.