Publicidade Local

O quanto você conheceu de Barbacena? – Comentando o quiz

00

Na última semana foi publicado um quiz de título: “O quanto você conhece de Barbacena?” com um total de 10 perguntas de múltiplas opções. O número de interações foi excepcional e, diante desse cenário, parabenizo a todos aqueles que conseguiram alcançar um grande índice de acertos. Já aqueles que não obter a pontuação média, não se sinta irresignado, afinal, através desta publicação, vamos comentar ponto a ponto de todas as questões do quiz.

  1. Ao iniciar o quiz, as primeiras alternativas apresentam três pontos turísticos de Barbacena e sua tarefa e descobrir qual deles não é reconhecido como uma das atrações turísticas da cidade. As opções dadas aos participantes foram as seguintes:

Praça dos Andradas ou Jardim Municipal: O Jardim Municipal, popularmente conhecido como Praça dos Andradas ou “Praça dos Macacos”, é um dos locais mais emblemáticos de Barbacena. Situado no bairro Centro da cidade, o espaço carrega consigo uma rica história que remonta ao século XVIII, começando a se estruturar a partir de 1764, quando foi erguida a Matriz de Nossa Senhora da Piedade. A praça foi parte fundamental do Caminho Novo, rota que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro, sendo um ponto de referência histórico e econômico para a cidade. Somente em 1880, por iniciativa de Belisário Augusto de Oliveira Penna, o Visconde de Carandaí, a praça começou a se transformar em um jardim planejado, que ficou pronto em 1882. O projeto tinha a intenção de ser uma miniatura do Jardim Botânico, contando com diversas espécies vegetais e sendo lar de macacos bugios marrons e bichos-preguiça, o que lhe rendeu o apelido de “Praça dos Macacos”. Assim, item incorreto! A Praça dos Andradas é um ponto turístico de Barbacena.

Basílica de São José Operário: A Basílica de São José Operário, construída entre 1950 e 1958, foi inicialmente concebida para ser uma réplica da Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano. Entretanto, a igreja teve seu desenho modificado ao longo do tempo, principalmente devido a questões financeiras. Desde 1964, a Basílica é palco do Jubileu de São José Operário, um evento tradicional que ocorre todos os anos durante 11 dias, começando em 21 de abril e encerrando em 01 de maio. Dessa forma, a Basílica de São José Operário não é apenas um lugar de culto, mas também um símbolo de fé e tradição que continua a unir e inspirar comunidades ao longo das gerações. Portanto, item incorreto! A Basílica de São José Operário também é um ponto turístico.

Museu da Loucura: O Museu da Loucura foi criado no dia 16 de agosto de 1996 e é o primeiro destinado a saúde mental no Brasil. O prédio que abriga o museu fica localizado dentro do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB) e mostra a evolução da psiquiatria no país, tendo como referência o tratamento realizado no antigo hospital Colônia, que posteriormente foi intitulado como o “Holocausto Brasileiro”. Importante destacar que para muitos pensadores, os ocorridos não podiam se considerar holocausto e que em toda a história aconteceu apenas um: na Alemanha nazista. A história do tratamento psiquiátrico em Barbacena mudou radicalmente e hoje a cidade é referência internacionalmente pelo tratamento humanizado, com respeito aos Direitos Humanos, principalmente através das residências terapêuticas, que dá a oportunidade de socialização dos pacientes psiquiátricos. São diversas as salas com várias experiências, que traz a reflexão sobre esse período da história da saúde mental no Brasil e o patrimônio é preservado como histórico e o local, reconhecido como ponto turístico pois permite até mesmo visitação. Item incorreto.

Praça da Rua Bahia: embora considerada um local de lazer pelo espaço ao ar-livre com espaço para andar de bicicleta, jogar bola, fazer exercícios e até mesmo andar de skate, a praça localizada na Rua Bahia não é considerado ponto turístico. Todavia, nada impede aos turistas de arem uma tarde por lá. Alternativa correta!

  1. A segunda questão exige um pouquinho de atenção, afinal, tem alguns nomes parecidos colocados de propósito como forma de pegadinha. Barbacena é conhecida por dois títulos importantes, quais sejam: “Cidade dos Loucos” (não da loucura) e “Cidade das Rosas” (e não de outro tipo de flor “Girassóis” e cidade do “Jardim”).

Barbacena é chamada de “Cidade das Rosas” devido à sua grande produção de rosas, que são cultivadas na região há décadas. Lado outro, é chamada de “Cidade dos Loucos” devido à presença do antigo Hospital Psiquiátrico de Barbacena – conforme falamos quando foi apresentado o Museu da Loucura.

  1. A terceira pergunta é para julgar o que mais se adequa com as linhas do enunciado, que começa com “local com funcionamento desde 1996 que expõe em todo o seu interior a história do “holocausto brasileiro”.

Nesse ponto, não temos muito o que comentar, afinal, dois itens de escolha foram hospitais “comuns” como o Ibiapaba e Fhemig e a outra opção, além da correta, é o Museu Municipal que embora exponha toda a história de Barbacena e conte com o ocorrido no Hospital Psiquiátrico, a característica com maior relevância no enunciado é “todo o seu interior” e, assim, é possível concluir que apenas o Museu da Loucura corresponde com tal descrição.

OBS.: Cuidado ao utilizar ao denominar de “holocausto brasileiro”, há muitos doutrinadores que acreditam que o holocausto ocorreu apenas na Alemanha nazista.

  1. A questão de número quatro é para julgar como verdadeiro ou falso a seguinte afirmativa: “Há um palácio denominado Palácio de Barbacena em Lisboa”.

Segundo nossas próprias publicações anteriores, localiza-se na zona oriental da capital portuguesa, entre a Estação Ferroviária e Santa Apolónia. Na região do Campo de Santa Clara, que tem este nome devido ao Mosteiro das Clarissas, está erguido imponente casarão. Projetado pelo arquiteto Manuel da Costa Negreiros, foi mandado construir por Luís Xavier Furtado de Mendonça, o 4° Visconde de Barbacena, bisavó do “nosso” Visconde de Barbacena, Luís António Furtado de Castro do Rio de Mendonça e Faro. Assim, assertiva correta.

  1. Chegamos na metade! A pergunta de número “5”, questiona em que dia é comemorado o aniversário da nossa cidade e trás algumas opções de datas comemorativas para confundir.

15 de setembro: Não é feriado: Dia do Fazendeiro e Dia da independência da Costa Rica.

14 de agosto: Aniversário de Barbacena.

7 de setembro: Independência do Brasil.

12 de outubro: Nossa Senhora de Aparecida e Dia das Crianças.

  1. Essa é primordial! A bandeira é o símbolo mais importante para definir uma cidade, estado ou país. As bandeiras utilizadas foram: Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Juiz de Fora e BH.

Contudo, apenas essa é a de Barbacena: 

  1. A sétima questiona qual é o adjetivo gentílico dado para quem é de Barbacena.

Um adjetivo gentílico é uma palavra que caracteriza uma pessoa ou coisa de acordo com o seu local de origem, como um país, cidade ou estado. Para quem mora ou nasceu em Barbacena, o adjetivo gentílico correto é “Barbacenense”. Como opções foram colocadas “mineiro” (essa serve para todo o Estado de Minas Gerais), “Barrosense” (para aqueles da cidade de Barroso) e “Brabarcenense” (palavra só escrita errado mesmo).

  1. Assim como a questão de número 4, a oitava também foi para analisar e julgar como verdadeiro ou falso a afirmativa “Barbacena está localizada na região sudoeste de Minas Gerais”.

Sucintamente, verdadeiro. Barbacena está localizado à 21° 13′ 33” latitude sul e 43° 46′ 26” longitude oeste.

  1. A nona muita gente errou: “Quantos bairros têm Barbacena?’

De acordo com os sites de pesquisa que fundamentaram nossas perguntas, Barbacena tem um total de 81 (oitenta e um) bairros e localidades. Confira: https://www.mbi.com.br/mbi/biblioteca/cidade/barbacena-mg-br/

  1. Essa todo muito vai ficar indignado, hein? “Atualmente (janeiro, 2025), quem é o prefeito de Barbacena?

Sim, pessoal… O “Carlos Du”, “Du” … Não tem “Du” no nome! Seu nome é Carlos Augusto Soares do Nascimento. Pode ir lá no diário oficial de Barbacena conferir! Rs.

 

E aí? Você consegue responder tudo certinho novamente? Vamos testar? então clique aqui

Destaques do dia